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Por Isabelle Lindote

O Pilates vem ganhando cada vez mais espaço nas academias e já existem estúdios dedicados apenas a ensinar a técnica e ajudar pessoas a tratar diversas patologias. O método integra o corpo e a mente na realização de movimentos que exigem força, controle, equilíbrio e alongamento muscular. Além disso, se mostra uma opção adequada para gestantes em busca de novas terapias para melhorar a qualidade de vida durante a gestação.

Segundo o fisioterapeuta Sergio Machado, sócio da Metacorpus Studio Pilates qualquer pessoa pode praticar o método, já que as aulas são personalizadas. “É preciso respeitar o limite de cada aluno e são indicadas para problemas musculares, articulares, alterações posturais, fibromialgia, osteoporose e para quadros depressivos”, explica.

A técnica ajuda a eliminar dores, amplia a capacidade de realizar movimentos com baixo impacto articular, possibilita a obtenção de força e equilíbrio muscular, melhora da coordenação motora e promove a correção postural. O Pilates é ainda uma atividade anti-estresse, que proporciona bem-estar físico e mental, pois facilita a circulação sangüínea e linfática.

Benefícios para a mamãe e para o bebê

As gestantes conseguem atingir todos os benefícios da prática, principalmente com a melhora da circulação e a eliminação de dores musculares devido às alterações de postura na gravidez. A principal questão é: os ginecologistas recomendam Pilates durante a gestação?

“No caso de uma mulher sedentária a indicação é a partir do 3º mês, pois no primeiro trimestre ocorre a formação fetal e uma grande liberação hormonal que influencia todo o corpo da mulher. O aumento da freqüência cardíaca e da flexibilidade pode gerar uma sobrecarga nas estruturas”.

A contra indicação é relativa e depende de cada caso. Por isso, consulte sempre seu ginecologista-obstetra quanto à liberação da prática de exercícios na gravidez. No caso de uma mulher que já praticava exercícios, não existem restrições. O pilates ajuda na hora do parto, se este for natural, pois fortalece a musculatura pélvica o que proporciona uma melhor sustentação desta região para o peso do feto. Além disso, estimula o desenvolvimento da musculatura do abdômen e o trabalho de respiração, que também beneficia o bebê com a melhor oxigenação do organismo da mãe.

A prática tem ainda efeito preventivo. “A aluna de Pilates adquire um maior alongamento e equilíbrio na região da coluna, principalmente na lombar”, afirmam os especialistas. “Grande parte das dores presentes na gravidez são ocasionadas pelo despreparo da musculatura para sustentar o aumento de carga gerado pelo novo tamanho do ventre e dos seios”.

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